Little Big Adventure

Little Big Adventure 1.02

O retorno de um clássico obrigatório no seu iOS

Para a nossa alegria, Twinsen voltou para o mundo do celular! O jogo Little Big Adventure ("LBA", para abreviar), desenvolvido originalmente em 1994 pela Adeline Software, retorna ao Android e ao iOS com uma jogabilidade renovada que abre caminho para a estética única e exclusiva deste game onírico. Ler descrição completa

PRÓS

  • Jogabilidade repensada para celulares e tablets
  • Universo onírico e encantador
  • Aventura épica

CONTRAS

  • Nenhum sistema de busca de caminhos para guiar o personagem
  • Alguns podem achar o visual ultrapassado

Bom
7

Para a nossa alegria, Twinsen voltou para o mundo do celular! O jogo Little Big Adventure ("LBA", para abreviar), desenvolvido originalmente em 1994 pela Adeline Software, retorna ao Android e ao iOS com uma jogabilidade renovada que abre caminho para a estética única e exclusiva deste game onírico.

Aventura envolvente no planeta Twinsun

O planeta Twinsun está enfrentando sérios problemas. O ditador Funfrock submeteu a população a um forte regime de opressão e proibiu velhas crenças, usando robôs como policiais para garantir a ordem. Nesse contexto, você será o jovem Twinsen, que é convocado pela divindade Sendell durante sonhos proféticos para derrubar o tirano. É aí que começa a aventura, uma luta épica contra a ditadura para libertar o povo de Twinsun.

A história de Little Big Adventure é única. Com ares poéticos, o jogo consegue manter uma narrativa cativante do começo ao fim, sem se esquecer do humor como pilar de sua proposta. Tudo isso em um mundo bastante original, povoado por personagens exóticos e com lugares pouco comuns. Um mundo no qual você vai querer passar horas a fio!

Bom trabalho de adaptação; modernização é parcial

Adaptar para o celular um jogo como Little Big Adventure, criado em 1994 e com uma jogabilidade particular, é um desafio. Apesar de suas muitas qualidades, o título demonstrou algumas falhas no gameplay. E se fosse adaptado diretamente do original, poderia resultar em um verdadeiro desastre. Mas isso não aconteceu. Little Big Adventure passou por todo um processo de renovação para que sua lógica fosse melhorada e pudesse funcionar perfeitamente em dispositivos sensíveis ao toque.

A maioria das ações pode ser realizada com simples toques na tela, e pequenas variações desse movimento resultam em atividades mais complexas. Deslize o dedo para saltar, toque o personagem uma vez para falar com ele, duas vezes para atacar... Os comandos são claros e melhoram muito a jogabilidade quando a comparamos com a do game antigo.

Também foram feitos alguns retoques com o fim de deixar o jogo fluido: objetos que podem ser ativados são marcados na tela com um ícone de lupa (desabilitado), há recomendações que o ajudam a seguir adiante quando você não sabe aonde ir.

Essas novidades são úteis, mesmo que a jogabilidade não seja das melhores. As passagens de plataforma, por exemplo, são tão lentas que vão fazer você amaldiçoá-las. Pior que isso, Little Big Adventure não inclui um sistema de localização de caminhos: ao tocar um ponto na tela para o Twinsen ir para lá, ele vai direto para o destino indicado, sem contornar obstáculos e muros do percurso. Isso é algo bem desagradável, já que esperávamos que o profeta Twinsen tivesse uma inteligência espacial maior que a de uma galinha!

Visual ingênuo apegado ao seu tempo

Little Big Adventure é um jogo de estética única, fortemente marcado pelo 3D do começo da década de 1990. Em uma visualização isométrica em três dimensões, você se move por lugares com curvas arredondadas, que invocam um ambiente infantil e ingênuo. Não há dúvidas de que nem todo mundo vai receber bem essa cara "vintage" na era do pleno 3D e do 2D estilizado!

No entanto, a produção do game é de alta qualidade, com destaque para a trilha sonora e o trabalho de dublagem. As belas composições de Little Big Adventure dão sentido ao universo onírico do jogo, enquanto as dublagens (em inglês) são fantásticas. Com cara de desenho animado, os coelhos e elefantes que marcam presença no título ajudam a compor sua personalidade.

Um clássico absoluto adaptado de forma brilhante

Reviver nos celulares um clássico de 1994 não foi fácil, e é preciso admitir que o desenvolvedor fez um trabalho notável no sentido de repensar por completo a jogabilidade do game. Apesar de seus defeitos, Little Big Adventure é um jogo encantador, no qual jogadores de longa data vão revivê-lo com paixão e os recém-chegados descobrirão um mundo maravilhoso.

Little Big Adventure

Download

Little Big Adventure 1.02